Quem executa pena de multa no Processo Penal?

Em regra, quem ajuíza ações com vistas a executar multas aplicadas no processo civil é a fazenda pública, representadas pelos respectivos procuradores dos Estados, DF, Municípios e da Fazenda Nacional.
Porém, quando se trata de multas decorrentes de condenação penal transitada em julgado, a competência para a execução dessas multas é do Ministério Público, obedecendo-se as normas previstas na Lei de Execução Penal.
Espécies de Legítima Defesa
Coação Física e Coação Moral Irresistível



Caso o MP não ajuíze a ação de execução cabível no prazo de 90 (noventa) dias após ser devidamente intimado, a fazenda pública torna-se competente para ajuizar a ação de cobrança, que tramitará em uma vara de execução fiscal.

Esta regra é extraída de decisão exarada pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADI 3150/DF, Rel. para acórdão Min. Roberto Barroso, julgado em 12 e 13/12/2018 (Info 927)


Informativo 927 - STF


O  Ministério  Público  possui  legitimidade  para  propor  a  cobrança  de  multa  decorrente  de sentença  penal  condenatória  transitada  em  julgado,  com  a  possibilidade  subsidiária  de cobrança pela Fazenda Pública. Quem executa a pena de multa?• Prioritariamente: o Ministério Público, na vara de execução penal, aplicando-se a LEP. Caso o MP se mantenha inerte por mais de 90 dias após ser devidamente intimado: a Fazenda Pública irá executar, na vara de execuções fiscais, aplicando-se a Lei nº 6.830/80.STF. Plenário. ADI 3150/DF, Rel. para acórdão Min. Roberto Barroso, julgado em 12 e 13/12/2018 (Info 927).STF. Plenário. AP 470/MG, Rel. Min. Roberto Barroso, julgado em 12 e 13/12/2018 (Info 927).
Quem executa pena de multa no Processo Penal

Obs:  a  Súmula  521-STJ  fica  superada  e  deverá  ser  cancelada.  Súmula  521-STJ:  A  legitimidade  para  a  execução fiscal  de multa  pendente  de  pagamento  imposta  em  sentença condenatória  é  exclusiva  da  Procuradoria  da Fazenda Pública.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem